quinta-feira, 17 de março de 2011

Ensinar não é o mesmo que aprender?

olá =D

hoje vou falar um pouco sobre escola!

É revoltante saber que as escolas estão cada dia pior e o ensino de péssima qualidade os professores tendo que ficar presos por um material imposto pelo governo como modo de melhoria.
Os primeiros passos da humanidade para o mundo em que vivemos hoje foi dado por homens
com espíritos de exploração e ao longo de suas descobertas vem a capacidade de repassar suas experiências aos outros, conforme a necessidade das informação a serem divulgadas e interesses da sociedade, deis dos tempos bíblicos foi criado um modo de ensino ou divulgação coletiva onde uma pessoa repassa essas informações costumes entre outros, para varias pessoas.
Como é presenciado na historia de nosso pais os colonizadores portugueses fizeram escolas para índios afim de ensina los costumes e a catequese etc.
I isso foi imposto como lei que todas as crianças tem o direito de aprender e os responsáveis o dever de matricula-las na escola.
hoje em dia na medida do possível essa lei aparenta ser cumprida apesar do brasil ainda ter um índice alto de analfabetos.
Dentro desta medidas a escola tem um papel importante cujo é ensinar, E os "professores, regentes" responsável por repassar informações ensinadas a eles.
É considerado o sistema perfeito a muito tempo, porem estamos na era digital as informações chegam mais rápido, nem todos os professores se atualizam ao um método novo e abre a cabeça para outras sugestões de ensino, muito deles só se preocupam com regras e o que foram lhe ensinados e obtido como paradigmas,
Entendo desta parte de pensamento uma tremenda tolice, concordo que para convivência em um ambiente com varias pessoas é essencial regras, mais o foco principal ainda tem que ser o mesmo, que é repassar informações.
tendo como experiência própria já tive diversas discussões com professores devido cumprimento de regras, ontem não foi diferente, após o termino do intervalo o sinal bate como de costume todos os alunos e professores se encaminham paras suas classes e eu conforme a estava empolgado na prosa com minha namorada e me atrasei para entrar na aula de língua portuguesa regida pela professora ........ bati na porta educada mente pedi para entrar
tive uma resposta conforme a regra , o aluno só entrará após o horário com a autorização escrita da direção; Fui até a direção percebi uma movimentação ocupada dos diretores e pedi encarecida-mente para inspetora me acompanhar até minha classe, generosamente ela me acompanhou porém a mesma resposta negativa da regente ....... , tentei argumentar já irritado " Estão todos ocupados perderei a aula esperando esta autorização" e não tive resposta positiva
parecia que ela só estava preocupada com as regras e pouco com o conteúdo que eu estava perdendo , sem paciência vendo que não ia obter sucesso, tomei a decisão de pegar minhas coisas e ir embora, e tive outra resposta negativa da professora cujo foi " você só ira pegar suas coisas com autorização da direção", Não pensei duas vezes , entrei e peguei minhas coisas sendo rápido para na atrapalhar a aula e o aprendizado dos colegas, porem a regente insistia em gritar e dar sermão sobre minha atitude e dizia algo como " você não serve como monitor de sala um péssimo exemplo para todos, respeite para ser respeitado.......".
Esta ai um exemplo te tolice, uma escola totalmente desatualizada com alunos desinteressados e professores pouco querendo entender este desinteresse , sem tomar uma atitude para melhorar as aulas e puxar mais a atenção dos alunos, interagir melhor, encarar não só como um profissão mais sim uma relação.
Infelizmente o que ocorre hoje em dia é esse tipo de acontecimento alunos achando que professor e inimigo e professores pouco preocupado com o que o aluno aprende e sim preocupado em cumprir horário e regras da escola, sendo assim tornando um sistema falho já o aprender deixo de ser lei.
concluo que para que escola se torne mais interessante certas regras devem ser acordadas e não simplesmente imposta dando o aluno o direito de negociar certas ações, e os professores dar a devida importância aos argumentos e sugestões dos alunos .






2 comentários:

  1. aff...escrevi mas deu erro (la vo eu outra vez)

    discordo totalmente do seu ponto de vista "egoísta":
    >>>O sistema não é muito ruim.Apenas tenta manter a ordem:
    1º suponhamos que a maioria dos alunos(as), chegassem atrasados devido a namoros = baderna/descontrole total...
    2º ou os professores passassem matérias não concernentes com o tema social de estudos atuais = outra baderna, mas com muito mais riscos...

    >>>aquela do namoro foi deplorável:
    1º os profº não gostam de oposição na sala de aula, pq tira o foco (de todos) e estraga seu reconhecimento com os alunos, inpedindo-o a ensinar (indiretamente)...
    2º que monitor de classe faz isso?? prioridade e exemplo meu caro. Quando se está no poder (mesmo que monitor), não se pode denegrir sua imagem, pois afeta o sistema também...gerando baderna novamente (descupe a redundancia).

    aquela da segurança foi maleável, mas o do sono (no coment)... aquela da humanidade incrivel, eu não li com atenção então dexa queto...

    DESCONSIDERE ORTOGRAFIA \o/

    A oposição de conteudo foi boa?...vc é inteligente mas falta algo...vo analisar o quê...
    &
    vc está convidado para se tornar admin do meu grupo de estudos do MSN(vc tem bons temas para debates) PENSADORES SOCIAIS...
    add (se ACEITAR rsrs) = le.mariano.sniper@hotmail.com (MSN)

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro,
    Entendo seu lado de oposição
    Porem, o que quis expor, não é o atraso em si, mais sim a "regra" que eventualmente não ouve acordo, por mesmo que minha justificativa fosse falha, eu não tive o direito de expor.
    a Questão maior é que professor " agi como robo sem personalidade para julgar e avaliar a melhor maneira para que o aluno interessado não perca o conteúdo da aula ,

    e referente ao exemplo de monitor, penso que um ato não rotula a pessoa, Não sou apenas monitor mais também do Conselho da escola,
    achei um absurdo tal exposição aos demais denegri no toda minha imagem sem eu ao menos poder justificar.

    em fim

    quero participar sim do seu grupo.

    obrigado =D

    ResponderExcluir